segunda-feira, 5 de setembro de 2011

San Carlos

Quando transitei a fronteira em Penas Blancas, proveniente da Nicarágua e a entrar na Costa Rica, dei conta que pela primeira vez estava a cruzar uma fronteira terrestre. Sempre que viajei, fí-lo de avião e nunca tinha sido forçada a fazer tantas validações e a passar por tantos lugares, para obter o carimbo. Talvez esta alfândega, não seja a que melhor espelhe o normal funcionamento de uma , mas ainda vou ter de esperar para ter algum ponto de comparação. Agora, aquilo me apercebi hoje, é que em 4 dias, não só cruzei uma fronteira por estrada, como acabei de cruzar outra de barco :D

Os Los Chiles (Costa Rica), apenas se unem a San Carlos (Nicaragua) por barco. Julgo que existe uma estrada, mas apenas para os militares e necessita de uma autorização especial, segundo o lonely planet. Obviamente que nem pensámos em testar a teoria e seguimos no barco para o efeito.

 
 
 

Vamos descer o rio San Juan, portanto basicamente agora apenas utilizaremos este meio de transporte. O rio parece calmo e espero não enjoar!!!

Éramos os únicos turistas a bordo de um barco cheio, quase a rebentar (sentimos que voltámos à Nicarágua, onde os passageiros carregam de tudo nos transporte).

Emocionada com a viagem (cruzar a fronteira por barco), seguia completamente maravilha com a novidade e com a vista ... 

 
  
 

O dia estava cinzento, mas muito quente e a por companhia tínhamos imensas árvores, com diversos animais. Preferencialmente, diferentes tipos de pássaros, mas consegui também ver muitos macacos e uma tartaruga :D Os pássaros não são o que mais aprecio, mas consegui avistar um todo preto, com as penas laranja, super giro, obviamente que desconheço nome, etc…
O meu colega da frente olhava com admiração, com a expressão de: mas esta turista nunca viu o rio?!?!!?


Aproveitei para tirar algumas fotos, nomeadamente das casas que rodeiam o rio, construídas de forma característica do que tenho visto por cá e muito diferente das dos Ticos (Costa Riquenhos).

 
 

Hoje, tínhamos de tomar uma decisão, visitamos San Carlos ou seguimos para El Castillo??? Em El Castillo quero mesmo parar, para admirar o único castelo da Nicarágua, agora em San Carlos, tenho dúvidas!!! O problema é que se pararmos somos forçados a esperar 4 dias por uma ligação para descer o Rio San Juan, até San Juan del Norte. Segundo a nossa bíblia (lonely planet), San Carlos é uma cidade “onde começamos a planear sair, ainda antes de chegar”, pois após algumas considerações eu decidi optar por ficar.

E por vezes, temos sorte!! A campanha de Ortega (novas eleições em Novembro) estava em San Carlos e assim que chegámos, a imensidão de pessoas e a música, denunciavam a festa. Ortega não veio para discursar, mas dá ao povo aquilo que ele mais gosta, festas!! E assim se ganham votos. Toda a cidade encontra-se decorada, com as cores de campanha e os comes e bebes espalhados….

 
 
 
 

Colocámos as mochilas no hotel e voltamos para nos juntar… Sabe bem estar de novo na Nicarágua e nada melhor que um sr chamar-me para vir tirar fotos à família. Os Nicas adoram fotos e é constante o pedido para lhes tirar uma foto, ajuda o facto de carregar a máquina bem ao peito e o autocolante de turista na testa :D

 
 
 
 

Transitamos pela cidade, que descobrimos cheia de comércio. Durante toda a tarde apenas vimos outra turista, percebemos também pelos preços, que esse não é o target  :D

 

Enquanto rodopiava para localizar uns chinelos (depois dos meus se terem perdido em San Juan del Sur) e sabendo que a festa estava a dispersar, chamou-me à atenção o grande aglomerado de pessoas, será alguma actividade? Descemos a rua para espreitar e aí descobri o motivo :S Um dos míudos que antes brincava e saltava para a água, afogou-se e estão a tentar reanimá-lo… Não sei que lhe aconteceu, nem se esta terra tem um hospital, mas seguiu numa das carrinhas de campanha a alta velocidade e espero que agora esteja a respirar…..

Entretanto mais acima a cidade vibrava ainda de energia, um torneio de futebol feminino atraiu bastante a população adolescente masculina, 

 
 

quando descíamos de uma visita à fortaleza (que nada mais é senão um museu fechado e alguns miradouros),

 
 
 
 
 
 

encontramos os mais velhos (mas mais novos que eu), estes jogavam beisebol na praça central… Como a praça é demasiado pequena espalham-se na largura do que podem….

 
 
 
 

Por fim assitimos ao pôr do sol num outro mirador junto ao rio…. 

 

E ainda não comprei outros chinelos :S

Post by Helena

+ Fotos


Sem comentários:

Enviar um comentário