Em 1880, a convite do governo da Nicaragua, emigrantes Alemães fundaram esta Finca, atribuindo-lhe o nome de uma floresta na Alemanha (Selva Negra). Volvidos 100 anos foi vendida e actualmente é uma família Honlandesa que a coordena. Nesta propriedade produzem-se cerca de 250 Ton de café ao ano!
Nesta enorme propriedade, cultivam-se além do café: flores e vegetais.
Produzem-se tb diferentes queijos (provenientes dos diversos animais que ajudam também a alimentar a sua população residente).
Cerca de 150 pessoas vivem actualmente na Finca, mas na altura "da apanha" do café chegam aos 400.
Fora isso, esta propriedade à muito sabe fazer dinheiro dos seus recursos. Pode albergar até 230 pessoas.
Não senti a vontade de passar a noite por aqui, pois pareceu-me demasiado sem vida, pelas cores das casas e pelo aspecto antigo das suas instalações, mas não resisti a percorrer um dos seus diversos trilhos. Como habitualmente de máquina fotográfica na mão e sozinha, decidi entrar no meio da floresta. O objectivo era ver os diversos macacos espalhados pela propriedade. Obviamente se tivesse pensado um pouco mais, veria que não era uma boa ideia. Felizmente tinha pouco tempo, pois ia percorrer a quinta no tour do café, então fui forçada a escolher o percurso mais pequeno.
O momento alto de percorrer este trilho, foi o facto de uma das suas árvores enormes ter caído. Obriga-nos agora a passar por baixo dos seus ramos, criando uma éspecie de túnel :D
O tour começava às 15h, anunciei que estava pronta e arrancámos, eu e o guia. Falou-me de que por vezes faz este tour 3 vezes por dia com a carrinha cheia ( ~15 pessoas). Hoje eramos só os dois. Paguei 12 dólares por uma visita às plantas de café, pois a colheita ocorre apenas entre Novembro e Fevereiro e agora nada existe para ver, senão mesmo as plantas e as máquinas paradas.
Foi-me explicado que o café é orgânico e a única substância utilizada são alguns pesticidas para proteger as plantas de café, hum?!?!??!?
Percorri ainda os trilhos onde existem inúmeros animais.....
....e onde através de lombrigas se aproveita a casca externa do café para se produzir um excremento natural com a seu "vótimo" (que cheiro!!!), perguntou-me se queria sair para fotografar melhor esta parte... dispensei...Obg!!
Links:
Selva Negra
Post by: Helena
+ Fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário