domingo, 11 de setembro de 2011

Bluefields

Na manhã acordamos cedo, às 8h estávamos no porto para sair de San Juan del Norte, rumo a Bluefields. O rio San Juan é sempre castanho, e que prazer me dá, voltar a olhar as águas azuis do atlântico :D

A viagem dura quase 4 horas, num barco sem toldo, sempre ao sol. O cansaço, pelo amanhecer e o facto de esta paisagem ser sempre o mesmo, demasiado longe da costa para conseguirmos distinguir alguma coisa, levou-me a adormecer no chão entre os diversos coletes salva-vidas, a tentar escapar do forte sol que se sentia. Acordei estávamos quase a chegar e a passar por pequenas ilhas…

Antes de entrar em Bluefields, temos de nos registar em El Bluff, um porto onde a marinha controla o tráfego de embarcações. Fiz aí o registo fotográfico dos nossos companheiros de viagem :D Ela americana, 19 anos e ele inglês 21!!

Quando chegámos à cidade, cada casal seguiu a sua direcção, mas acabamos no mesmo hotel e a ir almoçar em conjunto. Após o almoço despedimo-nos com um: “Até já”! A cidade é grande mas a probabilidade de encontrá-los de novo é muito grande.. E volvidas 2 horas encontramo-nos na mesma esquina, nós provenientes da compra de um pão de Coco :D , eles do cyber. Nessa mesma esquina curvava a marcha sandinista. A apenas 2 meses das eleições a campanha está no auge e hoje era a manifestação e cortejo pela cidade. Comentaram connosco que o governo americano sugeria que todos os viajantes se afastassem de todo e qualquer tipo de manifestação política. Eu que já tinha pedido uma t-shirt aos manifestantes, fotografava e dançava em conjunto com os restantes, felizmente não sou americana, ops!!!

Estou à 6 meses na Nicarágua e a única representação diplomática portuguesa que existe é um cônsul honorário. Infelizmente tive um pequeno problema o qual me vi obrigada a contactá-la (é uma sra), não falasse eu em espanhol que não me compreendia e caso lhe enviasse um email em espanhol, pf!! Felizmente não tive de seguir por esse caminho…. E puderem cumprir os meus 45 dias de penalização sem carta de condução quando regressar a Portugal :S

Agora Bluefields! É uma cidade de mistura. Enquanto o lado do pacífico foi colonizado pelos espanhoís, o lado do atlântico tem a mistura de indígenas, escravos, ingleses e espanhóis. Os ingleses dominavam na região, daí ainda se falar a sua língua, mas o mais falado é dialecto (Miskito). Os ingleses ao ocuparem esta parte, contrariamente aos espanhóis não impuseram qualquer religião ou tradição, o que leva à existência cultural indígena ainda. A população é portanto um misto de raças e traços faciais, existindo esta estátua, em representação das diferentes origens bem na praça central.

É díficil os viajantes chegarem a um consenso em relação a esta cidade. Alguns adoram, outros acham demasiado perigosa. Nós não tivemos nenhum incidente, mas de alguma forma sente-se uma tensão no ar. Por vezes a forma como somos olhados na rua, parece que nos estão a estudar para assaltar, mas também recebemos muitos sorrisos e cumprimentos. Só tivemos de fazer um upgrade na escolha do hotel, porque muitos são considerados de aluguer à hora :S

Em relação à gastronomia, além do maravilhoso pão de coco, voltámos a saborear a lagosta e o camarão, com uma refeição a rondar os 5€. Os luxos a que nos podemos dar nesta terra :D

Permanecemos apenas 24h na cidade. O facto de termos wi-fi e um quarto super agradável, levou a que ainda passássemos mais tempo sem fazer nada. Viajar é muito agradável, mas mudar de casa cada noite…
Ainda fomos ao bar local, mas os mosquitos não nos largaram e fomos obrigados a fugir….