terça-feira, 26 de abril de 2011

El Hoyo (17/18-03-11)

A primeira caminhada à séria!!!

O El Hoyo fica bem próximo do Cerro Negro e é uma das caminhadas mais completas que fazemos, pois começamos por subir ao Cerro Negro e fazemos uma volta em vulcano boarding, depois acabarmos o dia junto à cratera do El Hoyo. Dormimos sob as estrelas e terminamos no segundo dia após cruzarmos o vulcão Asososca e tomarmos um banho na sua lagoa, lagoa El tigre, mts vezes denominada tb de lagoa Asososca.

Sempre que fazemos esta caminhada aproveitamos e levamos pessoas apenas para o Cerro Negro, portanto por norma seguem 3 guias. Como eu e o Thiago estavámos em treino, seguimos ambos para o El Hoyo, em conjunto com o Félix (um guia da Alemanha de 19 anitos) e com a sua namorada Gina ( uma guia americana de 27 anos) que foi a guia das pessoas que optaram apenas por fazer o Cerro Negro.

Como a Gina seguiu com todo o grupo no Cerro Negro, ficámos a dormir nas redes (Hamaka- aprendi esta palavra , mas para mim será sempre: rede) à espera que terminassem.


Esta era a primeira vez que caminhavamos com tanto peso, além dos produtos de higiene básicos, t-shirt  extra e casaco para o frio, temos de carregar toda a nossa água e comida, para os dois dias que nos esperam. Portanto, as mochilas rondam os 15 a 22 Kgs. O Thiago pesou a minha antes de partimos e tinha 19 Kgs, com a garrafa que levava na mão de 1L de água, carregaria 20 Kgs. Quando nos candidatámos a ser guia necessitamos de ter experiência em caminhadas, mas não indica que temos de carregar tudo e nem eu nem o Thiago temos experiência a carregar tanto peso. Estou ansiosa e curiosa de ver como o meu corpo vai reagir, pois vendo bem carrego mais 33% sob o meu peso!

Por volta das 11 horas o grupo está de volta e após comermos uns snacks, estamos prontos para começar. Os três guias que vão nesta caminhada têm vantagem sobre as restantes pessoas, pois eles já subiram o Cerro Negro, enquanto nós estamos fresquinhos. Temos 3 raparigas no grupo, o que na minha cabeça, irá ajudar, pois certamente andam mais lentamente que os rapazes.

Do que me tinham indicado, a primeira hora é a pior, pois é quando temos de subir, na  pior hora de calor,  uma subida bastante íngrime... mas não estava preparada para o que me esperava, pior sou  a guia, não posso ficar para trás e pedir ajuda, o que infelizmente acabou por acontecer....

Começamos a subir e o Thiago foi à frente com o Félix, tinha perfeita noção que a minha condição física não me permitia andar no grupo da frente , então fiquei a fechar. Temos sempre um guia à frente e outro na traseira do grupo. A subida é toda em terra batida e mt íngrime. Bastante, demais... o coração sente-se bem no pescoço, o calor abrasador, a mala que nos puxa para baixo e o grupo que anda todo bem mais rápido que eu, inclusivé a rapariga que pesa menos e é mais pequena, como é que ela consegue? Na primeira paragem, quando todos esperavam por mim perguntei entre inspirações/expirações profundas, na tentiva de voltar a conseguir falar mais que uma palavra de cada vez. Eih minorca como andas tão rápido? ..Jogadora de rugby  no Canáda. Mas nem sequer tens altura ou corpo? Pelo menos andas que nem uma pulga.. e a minha teoria das 3 raparigas a andarem devagar???


Começaram a andar ainda estava mt acima da pulsação normal de corrida. Entretanto já tinha bebido todo o litro de água que dispunha. Só pensava bebe mais água, mais leve ficarás. A subida continuava e eu cada vez mais cansada, até que chega o momento eu que duvidamos, será que vou conseguir fazer isto? Não consigo mais... Já estou a ficar mal disposta e toda a barriga às voltas. Eu conheço esta sensação, exaustão de esforço. É neste momento, bem mais atrás dos restantes, que vejo o Thiago parado à minha espera. Só consegui articular: "tira-me 2 garrafas" pf, bem o pf acho que estou a escrevê-lo só agora.... Não consigo mais. Assim, libertei-me de 3 kgs, parecia que me tinham tirado tudo de cima. Estava com mt mais peso que o meu corpo aguenta....O Thi que tinha iniciado com 22 Kgs, devia estar próximo dos 25 Kgs agora....

Ainda bem que Deus nos fez diferentes e alguns com maior capacidade que outros, assim sempre  nos podemos ajudar!!! Depois de 5 min em que critiquei a escolha estúpida de fazer estas caminhadas e como fisicamente não estava em condições, já sem aqueles 3 kgs, surpreendetemente, consegui recuperar e já não tinha dores de barriga. Até que  5 metros à frente uma rapariga parou, tb exausta. Dizia que não conseguia subir mais, que estava mt mal disposta. Repetimos o gesto, tirámos-lhe todas as garrafas de água (+ de 10 kgs). Mais 3 garrafas para o Thiago, uma para mim e outra para o namorado. Que cavalheiro, tive de ser eu a sugerir, o gajo ainda não se tinha tocado, verdade seja dita que ela refilava sobre esse facto, dizia que tinha de ser ela a levar o seu peso. Deus fez-nos mais fracas fisicamente, não temos de mostar que conseguimos levar o mesmo.... Mesmos após mais de 20 anos a fazer desporto tenho mt mais gordura no corpo que o Thiago, que mal põe o pé no ginásio, celulite nem sabe o que é, eu desde que comecei a trabalhar parece que perdi o rabo e ficou quadrado igual à cadeira.... Enfim, neste dias depois da Páscoa, caso me encontra-se com JC, mandava-lhe uma carta de reclamação para entregar ao Pai!

Finalmente terminámos, eu, que nem uma atleta em forma, pois a rapariga estava mesmo mal....parava a cada 3 min e eu cheia de força, pois conseguia aguentar 5 min antes de cada paragem :D
De facto esta é a pior parte de todo o caminho, temos apenas mais 10 min complicados, mas esses só no segundo dia quando deixamos o acampamento, no entanto ainda faltavam bastantes horas para lá chegarmos.
Almoço: sanduiches. Quem o carregava era eu mesma, na perspectiva de depois do almoço estar mais leve. De pouco adianta agora, pois a pior parte já passou. Almoçámos sob uma árvore que parece que está propositamente posicionada à nossa espera.


Enquanto nos deliciavamos com pão e vegetais (Quebrada a segunda regra qd se viaja para um lugar distante, vegetais só cozinhados :s, a primeira foi o uso de repelente, que ficou para trás já a alguns dias...), a árvore refresca-nos. Parece que está a choviscar, será? O nosso colega disse que seria da árvore, descobri quando voltamos a casa que a árvore chama-se Rain Tree (Cenízaro - Albizia Saman) agora a chuva é o xixi de um insecto, de um Cicada, na altura soube tão bem, agora não sei se qd lá voltar vou conseguir almoçar tão descansada enquanto um bicho, faz as suas necessidades na minha comida e em mim.....
 
Depois de almoço, o passeio é magnifico, principalmente porque como estamos num complexo vulcânico, (Las Pilas - El Hoyo) nesta parte estamos a transitar entre vulcões e começamos a ter percepção da vista que nos rodeia. Antes de começarmos a descer já com vista para o lago Manágua, vulcão Asososca e Momotombo, apanhamos alguma lenha para a fogueira e aquecermos a comida.
 
 
 
 

Depois fazemos a pequena descida até ao acampamento para passarmos a noite sob as estrelas, pois não carregamos tendas, evitamos, dado o seu peso vs o facto de ainda não ser tempo das chuvas.


À noite, a dois dias da lua cheia, consegui durante as 4 vezes que acordei, com o vento a soprar insistentemente, ter a lua sob a minha cabeça até se deslocar para cima dos meus pés e finalmente desaparecer e o sol surgir. Pelas 6h já estavamos acordados, mas muitos não se levantaram logo, pois a noitada de marsmallows deu cabo de todos nós :D Finalmente fiz marsmallows à fogueira e aprendi como se faz, temos de criar diversas camadas castanhas (tostadinhas) e retirá-las suavemente, logo com apenas 1 entretemo-nos por uns 20 min. Claro que os americanos tiveram de me explicar, pois eu simplesmente colocava-os um pouco ao lume e engolia-os de seguida, o que me parecia ser o mais óbvio...

Manhã bem cedo, quem está pronto para mais caminhada?


Bem lá tem de ser não é, lembra-te da lagoa onde termina a viagem... e após 10 min super íngremes de descida o terreno passa a ser mais constante e equilibrado.

 

Veremos as pernas não me doiem muito, portanto hoje devo conseguir ir colada ao grupo. Mas a história não é bem assim. Estas pessoas não gostam de tirar fotos. Sempre que parava para uma foto,  já os tinha perdido e ainda não sei o caminho... A correr que nem uma doida, atrás do pessoal que apenas fará isto 1x . Eu certamente irei repeti-lo bastantes vezes, agora vocês pessoal, só fazem 1x, não querem mais souvenirs? Tipo fotos? Nem por isso... Logo pensei que teria tempo para compensar e aproveitar noutros dias, mal sabia eu que me iria magoar no joelho e ainda nem sei se regresso a este vulcão....

Já só com a imagem da lagoa lindissíma que me aguardava, corria atrás do grupo, até que desisti.


Bolas, esta árvore vou fotografar como deve ser e para conseguir esta foto fiz os ultimos 30 min completamente sozinha a deambular no meio da vegetação, esperando que não existisse nenhuma bifurcação no caminho.


O caminho tem bastantes silvas e constantemente me tentei libertar de algumas, até que uma me arrancou o boné, quando me virei reparei que tb já acabado de perder outra coisa....


Finalmente a lagoa!!! Tudo ao banho, e esfregar o dia e meio de suor e poeira, que o sol já nem consegue penetrar para me dar uma corzinha....

 
 
 
 

Depois de estarmos limpos temos de percorrer mais uma hora ao sol e numa estrada super poeirenta, eliminando os efeitos do banho na lagoa... Depois dois autocarros diferentes e estamos de volta ao ponto de partida...Ainda a respirar, mas de rastos!!!

Links

El Hoyo

Post by Helena


+ Fotos

 
 
 
A ver o pôr do sol
 
 
 

1 comentário:

  1. Mais fracas nao pa! :-( diferentes :-)
    cansadita, mas as fotos ficaram porreiras
    beijinhos
    ana

    ResponderEliminar