terça-feira, 3 de maio de 2011

La Paz

Quando regressava de Léon Viejo (último post) teria sempre de fazer "escala" em La Paz, portanto procurei no Lonely Planet o que teria para visitar. Mencionavam apenas 3 eventos, um na praça central e outros dois no terminal.

Portanto, quando o Tuc Tuc que me trouxe de Léon Viejo perguntou onde deveria parar indiquei: no Parque Central!  

 
 

O guia mencionava que La Paz é uma cidade com artesanato e que no centro cultural encontraria uma exposição.
Quando entrei, parecia um salão de bailes e festas, com um miúdo de 12 anitos no computador. Levantou a cara da teclado, olhou para mim e com a expressão: que quer esta gringa agora que estava a mandar msgs no facebook e lá me perguntou o que pretendia. Mencionei a tal exposição, aliás comecei por perguntar se existia algo para visitar, respondeu-me que não, depois mencionei a exposição, aí levantou-se e e mostrou-me os 4 m2 de cerâmica tradicional, onde se destacavam 3 figuras que indicou que foram encontradas no El Hoyo (post), de resto, algumas não eram assim tão tradicionais e apenas serviam para encher aquele enorme espaço :D

Bem do lonely planet sobravam-me 2 locais, uma exposição de cerâmica local (sobre a qual tenho algumas dúvidas neste momento...) e os famosos Quesidillos que serão o meu almoço.

Ainda é cedo e estou em plena praça central, vou beber algo fresco e apreciar quem passa....

 
 

Após tirar estas fotos levantei-me para "observar" esta família. 


A pequenina ficou animada com a minha presença, pois não me parece que passem por aqui muitos turistas, muitas pessoas aliás. Enquanto "roubava" pequenos momentos à família, estes três jovens passaram e pediram que lhes tirasse uma foto.
Eles são tão morenos que no visor da máquina não se distinguiam as faces, olharam para mim e disseram que não fazia mal: “boa sorte com as próximas fotos”, fiquei frustrada, gostaria agora de lhes mostrar a foto.....


A pequena veio sentar-se junto a mim e depois de perguntar à mãe se a podia fotografar, tirei algumas fotos. Lembrei-me que tinha umas bolachas na mala e fui buscar para lhe as dar. O irmão após aquele gesto pareceu mais desinibido. Ofereci-lhe também um pacote. A pequenina começou a dizer para tirar uma foto também da mãe, o qual obedeci! Em seguida perguntou-me onde estava o pacote de bolachas para ela. Bolas, só tinha dois... não tenho mais....

 
 
 
 

Tinha acabado de dar o meu lanche dei uma volta pelo parque e restava-me apenas deslocar-me para o terminal e provar os tais quesidillos.

 
 
Monumento alusivo à Contra-War
 

Rondei, rondei e nada, o mercado estava já fechado..ok, tolerava não ver a cerâmica, mas tinha fome...Qualquer coisa, nada??? Desisti e apanhei o autocarro de volta a Léon,  reparei que parava no parque central, escusava de me ter deslocado, gasto dinheiro no transporte, se ainda por cima não vi/comi nada... Comecei a mandar vir com o livro, até que parei noutro terminal. Como é que uma cidade tão pequena tem dois, de facto não tinha percebido a dica de o terminal ser próximo da estrada principal... Com fome continuei no autocarro. Terei de regressar, para provar, os agora ainda mais famosos Quesidillos!!!


Links

La Paz

Post by Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário