sexta-feira, 24 de junho de 2011

Reserva Miraflor

Em Esteli, no hostal marquei dois dias de viagem pela Reserva Miraflor.  Dois dias com estadia em habitações locais, com refeições incluídas. Miraflor é constituída por 3 áreas diferentes, a baixa, a média e a alta. No primeiro dia fiquei em Las Palmas (zona baixa), seguindo no dia seguinte para a zona alta, Al Cebollal.
O autocarro que liga Esteli à reserva, faz duas viagens diárias, iniciando a primeira às 5h45m. Acordei bem cedinho, para uma viagem de 1h. Durante esta hora a uma velocidade mínima, de bicicleta iria mais rápido, percorri aproximadamente 15 km. Apesar de o ter feito, continuo a ter dificuldade em acreditar que o Autocarro escolar dos anos 80 (nos EUA; tb conhecido por chicken bus :D) consegue percorrer estes caminhos.

 
 

O Dennis júnior esperava-me à porta. Tem aulas às 8h, mas a família acorda por volta das 5h. logo já muita fez  (incluindo TPC) antes da minha chegada.

 

A irmã (Rosário) esperava-me para tomar o pequeno-almoço. A restante família à muito que já comeu…. Rosário, tem 19 anos e uma curiosidade enorme, pergunta tudo de que se lembra, devo confessar que tb estou mt curiosa..um lugar sem electricidade, onde o painle sonar garante a luz à noite e um fogão a lenha para cozinhar….mas o cansaço apodera-se de mim, levantar às 5h não é propriamente “normal”. Depois do pequeno-almoço típico, Gallo Pinto (arroz com feijão) e Plátano, tive de ir fazer uma sesta… até ao meio-dia :D Diguemos que esta é uma hora mais normal para um pequeno-almoço, a Rosário voltou a acompanhar-me, mas desta vez o arroz fez-se acompanhar de soja. Agora com energia para passear.. aproveitei a boleia do Dennis Pai e pude escolher que ver. Escolhi ir até ao miradouro. Os meus Merrel foram motivo de chacota, pois apenas umas galochas garantem que cheguemos ao local. Felizmente a Rosário calça o mesmo que eu. Com as suas galochas, lá começamos a subir até o ponto mais alto.

 

Do topo, mt verde a perder de vista. Verde, verde e verde….

 
 
 
 

Quando descemos o júnior comer o fruto (cujo nome me esqueci) que tinha apanhado ainda na subida e guardado para mais tarde…


Mesmo a tempo de jantar. O Júnior rejeitou porque estava mt maldisposto. O jantar??? O mesmo que o pequeno-almoço, só que desta vez tivemos direito a Avocado. Eu não gosto e no meu prato estava o maior pedaço, no prato do Pai apenas uma tira que lhe dava alguma cor. Partilhei o que tinha, assim como os chocolates que trouxe. O júnior quando ouviu falar em chocolates deixou de estar maldisposto e à socapa lá ia tirando uns bombons. Adorei a experiência, poderia ficar mais algum tempo, fizeram sentir-me da família e até tive direito a canções e guitarra depois de jantar, com músicas Nicas. No entanto, continuei, pois já tinha marcado outra noite com outra família. Para este segundo dia contratei um guia. Queria além de ver o miradouro, ir à cascata. O guia perante os meus pedidos, sugeriu o aluguer de um cavalo. Mas eu nunca andei a cavalo!! “Não faz mal, será mt fácil” lá me respondeu. E assim convenceu-me a pagar 7$ por o animal. Pensei o meu cavalo fosse ligado ao seu, mas estava enganada. Sozinha nas rédeas, só pensava que o bicho ia começar a correr e eu cair no chão.

 

Primeiro seguimos para a cascata, eu bem que queria ir ao banho, mas depois de qq pequeno-almoço Nica, ninguém consegue não se sentir super cheio. Acho que não será boa ideia.



Depois seguimos para o miradouro. Andar a cavalo é mais difícil que parece. Pernas/Costas muitos músculos que não estão habituados a trabalhar. Não queria queixar-me muito, mas acho que preferia ter andando a pé. Aposto que amanhã não me mexo.   Mas finalmente chegamos…

 
 

No topo o guia conto-me as suas histórias da guerra. Muitas pessoas combateram nesta zona, onde os Contras se esconderam nas montanhas. Nos anos 90, a Nicarágua optou pela candidata apoiada pelos EUA, que prometeu terminar a Guerra. Daniel Ortega era presidente e volvidos + de 20 anos encontra-se novamente no poder. O meu guia, na altura com 19 anos combatia na frente Sandinista, mas a luta era desleal. Os EUA armavam os Contra e os Sandinistas lutaram com os Campesinos e armas artesanais. Milhares de mortos que agora são recordados quase em todas as cidades pelas suas mães, nas Galerias Heróis e Mártires….

Continuamos o trajecto até à próxima casa. Desta feita menos acolhedores, muito mais habituados a receber turistas, até outro português albergaram faz mais de um mês. Passados 3 meses continuo sem nunca ter falado ou visto outro Tuga!
Junto a esta habitação tenho um museu natural de orquídeas. Encontrei-me novamente embrenhada, sozinha, no meio do mato sozinha (Big Corn Island), mas aqui é diferente. Parece que estou sempre a passar pelo mesmo local. A minha imaginação é muito fértil…corri...este pequeno bosque é melhor que qq casa fantasma. O meu ritmo cardíaco não me deixou visitar a maior atracção do parque (fora as orquídeas), as árvores gigantes que podemos subir….

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


E já agora a única orquídea que vi foi na entrada....


..onde encontrei dois miúdos a brincar. Ficaram encantados com a minha máquina fotográfica. Curiosos com cada botão… quiseram tirar muitas fotos.. e eu não me importei :D


 
 
 
 

Regressei a casa e pode conectar-me com a família. Simpáticos, humildes e fãs do Barcelona e Messi, como a maioria dos Nicas…Regressei a Esteli e deixei para trás o verde….Muito….


Post by Helena

+ Fotos

A Escola do Dennis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário